Estava a pensar nos perfis de investidor, e não tive dúvidas sobre onde consultar informação fidedigna.
São eles:- CONSERVADOR OU PRUDENTE
- Investidor que procura produtos com a garantia do capital investido e rendibilidades que espera pelo menos compatíveis com as taxas de juro de curto prazo. Este investidor é avesso aos principais riscos: de capital, rendimento e liquidez. Assume a preferência por investimentos de capital garantido, com prazo de vencimento mais curto, aos quais pode estar associado uma menor rendibilidade.
- Exemplos de produtos: Certificados de Aforro/Tesouro, Depósitos/Contas poupança
- EQUILIBRADO OU MODERADO
- Investidor que procura produtos com a garantia do capital investido, mas que está disposto a assumir um prazo mais longo para essa aplicação de forma a poder acomodar uma eventual oscilação adversa do rendimento. Assume a preferência por investimentos de capital garantido, mas aceita a sua manutenção em carteira a médio prazo.
- Exemplos de produtos: Fundos de Investimento/ETFs (55% de acções e 45% de obrigações)
- DINÂMICO
- Investidor que procura uma rendibilidade superior à média do mercado, estando disponível para aplicações de médio e longo prazo e para assumir o risco de algumas perdas no capital investido.
- Exemplos de produtos: Fundos de Investimento/ETFs (75% de acções e 25% de obrigações)
- ARROJADO
- Investidor que procura produtos com uma rendibilidade mais elevada quando comparada com a média do mercado, estando disponível para aplicações com um horizonte temporal relativamente mais curto e a assumir o risco de perda total ou até superior do capital investido.
- Exemplos de produtos: Acções individuais
* Todo o conteúdo presente neste blog serve apenas para fins informativos e educacionais, não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário