quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Dave Ramsey - Actualização novembro 2020


 

Passo 1- Poupar 1,000* para o fundo de emergência inicial

FEITO!

Passo 2: - Pagar todas as dívidas (excepto crédito habitação)

FEITO!

Passo 3: - Poupar para o fundo de emergência

FEITO para 6 meses!

Passo 4: Investir 15% dos rendimentos mensais para a reforma

Já consegui atingir este objectivo para 2020. Após um grande período de indecisão, optei por ter 3 PPR, um do BPI e outro da Optimize para maximizar os beneficios fiscais, e o resto no Alves Ribeiro até completar os 15%.

Ainda ando a tentar convencer o companheiro a fazer pelo menos um PPR para ele. Pode ser que seja em 2021!  

Passo 5: Poupar para a Educação dos filhos

Continuamos a poupar 100 EUR por mês. Sempre que o acumulado chega a 1000 EUR, pomos no IGCP.

Passo 6: Pagar o crédito habitação o mais rapidamente possível

Este é o objectivo em que me tenho que concentrar agora. É um GRANDE objectivo. Tenho um pouco de medo de perder a motivação pelo caminho pois prevejo que durará cerca de 10 anos a atingir (quando tiver uma estratégia bem delineada, partilho!)

É também um objectivo que me trás muitas dúvidas! Temos de momento 2 créditos a habitação, um da habitação onde residimos e outro de onde eu vivia nos meus tempos de estudante e que está a arrendar. Os dois créditos contam para este objectivo ou só o crédito associado à habitação onde residimos?

Uma outra dúvida é se deverei amortizar um pouco mais todos os meses ou tentar juntar uma quantia mais significativa e depois renegociar o crédito nessa altura (daqui a cerca de 3 anos). Como temos empregos instáveis, acho que me sinto mais confortável em ter o dinheiro "do lado de cá" pelo menos até a situação laboral estar mais estabelecida.

 Tendo o dinheiro "do lado de cá", será que o devo simplesmente deixar numa conta à ordem, investir numa conta a prazo (sendo que as taxas são bastante pequenas na ordem dos 1%) ou investir num PPR mesmo tendo que pagar os custos associados ao seu levantamento precoce?

Partilhem os vossos pensamentos! 

Passo 7: Construir riqueza e doar!

A focar quando terminar o Passo 6!

 

(Para verem o meu post original sobre a estratégia do Dave Ramsey vão aqui)

Todo o conteúdo presente neste blog serve apenas para fins informativos e educacionais, não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário