quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Resumo 2020 e objectivos para 2021

O ano de 2020 foi, sem dúvida, dedicado a pôr as finanças em ordem! Sempre fui poupadinha, mas enquanto antes poupava sem grande critério, agora tenho um objectivo específico para cada cêntimo! 

Ganhos


Este ano consegui diversificar um pouco mais os meus vencimentos, investindo em acções que pagam dividendos. Ainda assim, como é bem visível pelo gráfico acima, estou ainda muito dependente do meu ordenado principal.

Para 2021, não tenho grandes objectivos neste campo. Irei continuar a reinvestir os dividendos na compra de mais acções, mas não irei investir muito activamente na compra de acções pois o grande objectivo agora é abater no crédito habitação. Gostaria também de fazer mais trabalhos de Freelancer, mas confesso que não tenho tinho grande sucesso com as plataformas que experimentei. Alguma sugestão?

Despesas



Este ano reduzimos as despesas em três campos:

  • O Benji mudou para uma escola pública
    • Estamos muito contentes com esta decisão. Para além da poupança monetária, sentimos o Benji muito mais feliz, desenvolvido e motivado com a escola!
  • Despedidos a empregada da limpeza
    • Esta decisão poupa-nos, de facto, algum dinheiro mensalmente. No entanto, passo agora grande parte do meu fim de semana em tarefas domésticas e ainda assim a casa está em bastante mau estado. Com a chegada de um novo elemento, não sei se isto será sustentável...
  • Poupança devido ao COVID-19
    • A pandemia causada pelo COVID-19 fez com que poupássemos bastante, nomeadamente em gastos em transportes e alimentação.

Para 2021, prevejo que os gastos irão aumentar bastante. O fim da pandemia e a chegada de um novo elemento na família serão os maiores contribuidores para isto. Em termos de redução de gastos, que comparados com o aumento serão provavelmente insignificantes, mas é melhor do que nada, irei:

  • Tentar diminuir o IMI da nossa Habitação Própria Permanente (irei fazer um post sobre isto)
  • Tentar diminuir a factura da electricidade (irei fazer um post sobre isto)
  • Rever os seguros. Sinceramente nem sei bem por onde começar, mas é um ponto que terei que estudar com cuidado em 2021
  • Espero ter menos gastos com o imóvel que tenho alugado. Este ano mandei pintar o apartamento todo e comprei bastante mobilia. Espero que os actuais inquilinos se mantenham lá uns bons anos de modo a não ter que investir mais neste imóvel.

Poupanças



Em 2020 organizei as poupanças de acordo com os Baby Steps do Dave Ramsey. Temos os Passos 1 a 3 feitos, por isso para 2021 iremos continuar a implementar os passos 4 a 6.

Dívidas



As únicas dívidas que temos são dois empréstimos imobiliários. O mais pequeno, que já tenho desde 2010 e corresponde o imóvel que está alugado e o maior que fizemos em 2019 quando compramos o imóvel em que vivemos. Para 2021, iremos seguir a estratégia que descrevi aqui.


* Todo o conteúdo presente neste blog serve apenas para fins informativos e educacionais, não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário