Medicina vem do latim ars medicina, que significa a arte da cura. É uma ciência que fita, portanto, curar pessoas.
O pai da medicina é Hipócrates e o seu legado deontológico é válido até hoje. Os médicos fazem um juramento e são obrigados a cuidar das pessoas de graça, mesmo se estiverem na rua. Têm é que dizer uma senha «Deixem passar, eu sou médico». A senha vem do latim «Permissum mihi obduco , ego sum a medicus.»
CURIOSIDADE: o termo Hipocrisia vem de Hipócrates porque ele, apesar de ter inventado o juramento, nem sempre o cumpria. Conta-se que, certa vez, ia Hipócrates a caminho de Corinto, viu um homem a cair duma carroça e fez que não viu para não ter que o ir ajudar.
Os médicos podem dividir-se em internistas e cirurgiões. Também se podem dividir em várias especialidades. As 5 melhores são Anestesiologia, Neurologia, Urologia, Reumatologia e Neurotrauma.
Se estava mesmo à espera dum comentário piadético sobre Ginecologia, clique aqui.
Fazer análises e tirar chapas também é medicina e não precisa ser feito por médicos ou enfermeiros. Há técnicos de saúde especializados em exames.
Medicina tradicional chinesa – funciona porque é ministrada há milhares de anos. Um argumento que acaba por validar a medicina ocidental da Idade Média, que foi praticada durante séculos e incluía sangrar doentes e/ou arrancar membros para os curar de coisas.
Medicina baseada na evidência – é uma medicina baseada em provas científicas e que pode ser reproduzida em vários indivíduos e/ou situações com resultados semelhantes. Ainda assim, mais vale pedir opiniões aos naturopatas porque transmitem paz e boas energias.
Medicina nos media
Medicina é o tema mais recorrente a seguir a polícias e a tribunais. Série como Serviço de Urgência, Mr. House ou O Menino Doutor são ou foram muito apreciadas por pais e filhos.
Retirado de: ENA - Enciclopédia Não Alinhada
Blog onde vou descrevendo as minhas obsessões temporárias. Desde viagens, anúncios de gatinhos para adopção, concursos e sorteios, opinião sobre filmes e séries e tudo o mais que me vier à cabeça!
terça-feira, 27 de outubro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
sábado, 10 de outubro de 2009
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
sábado, 3 de outubro de 2009
sábado, 26 de setembro de 2009
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
quarta-feira, 26 de agosto de 2009
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Para quem rumou ao sul
domingo, 9 de agosto de 2009
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
domingo, 2 de agosto de 2009
Olhão fez-se a si próprio
Para os interessados em história, aconselho o livro “Olhão fez-se a si próprio” da autoria do Professor Doutor António Rosa Mendes e editado pela "Gente Singular". É um livro um pouco difícil de ler, por estar escrito numa linguagem "erudita", mas vale a pena o esforço!
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Dialogue Boxes on Street Windows
"What is Public Art? This project intends, in synthesis, by one side, to recover the initial ideal of Public Art as a process of invasion of the urban space, promoting its reconfiguration, and on the other hand, to approach art to the public that, in general, is not used to visit exhibition places."
terça-feira, 28 de julho de 2009
À morte de Inês de Castro (Bocage)
Toldam-se os ares,
Murcham-se as flores;
Morrei, Amores,
Que Inês morreu.
Mísero esposo,
Desata o pranto,
Que o teu encanto
Já não é teu.
Sua alma pura
Nos Céus se encerra;
Triste da Terra,
Porque a perdeu.
Contra a cruenta
Raiva íerina,
Face divina
Não lhe valeu.
Tem roto o seio
Tesoiro oculto,
Bárbaro insulto
Se lhe atreveu.
De dor e espanto
No carro de oiro
O Númen loiro
Desfaleceu.
Aves sinistras
Aqui piaram
Lobos uivaram,
O chão tremeu.
Toldam-se os ares,
Murcham-se as flores:
Morrei, Amores,
Que Inês morreu.
Murcham-se as flores;
Morrei, Amores,
Que Inês morreu.
Mísero esposo,
Desata o pranto,
Que o teu encanto
Já não é teu.
Sua alma pura
Nos Céus se encerra;
Triste da Terra,
Porque a perdeu.
Contra a cruenta
Raiva íerina,
Face divina
Não lhe valeu.
Tem roto o seio
Tesoiro oculto,
Bárbaro insulto
Se lhe atreveu.
De dor e espanto
No carro de oiro
O Númen loiro
Desfaleceu.
Aves sinistras
Aqui piaram
Lobos uivaram,
O chão tremeu.
Toldam-se os ares,
Murcham-se as flores:
Morrei, Amores,
Que Inês morreu.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Índia - Diário de viagem - 16 de Junho de 2009
Hoje é o meu ultimo dia. Fomos visitar um parque natural, buscar o meu Sári (que ficou para costurar pois ontem só escolhi o tecido e tirei medidas) e voltamos para o hotel para jantar. Apesar de não termos feito muita coisa, só nos restam 4 horinhas para dormir...
Se quiserem ver um vídeo com fotos desta ida à Índia, vão ao blog do Ricardo.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Índia - Diário de viagem - 15 de Junho de 2009
Voltamos a Mumbai, mas os nosso planos saíram furados porque é segunda feira e a maior parte das coisas está fechada. Instalamos-nos num belíssimo hotel e depois fomos ao centro da cidade dar uma volta. Por extrema coincidência encontramos a rapariga estudante de engenharia numa feirinha! Depois fomos a uma loja, que aparentava ser das melhores da cidade, e comprei um Sári!
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Índia - Diário de viagem - 14 de Junho de 2009
Conhecemos uma brasileira instrutora de Yôga que nos recomendou um bom local para praticar Yôga no Porto, o Centro de Yoga PATANJALI.
As grutas são muito bonitas. Ellora distingue-se pelas esculturas e Ajanta pelas pinturas.
Já falei da comida? É óptima! E temos tido imensa sorte. Ainda não comemos nada demasiado picante nem que desse efeitos secundários desagradáveis... Também convém dizer que temos escolhido sempre bons sítios para comer e dormir. Já que é tudo muito barato, pudemos dar-nos ao luxo de gastar mais nessas cosas.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Índia - Diário de viagem - 13 de Junho de 2009
Mais um voo (só nestas ferias vou fazer um total de 8 voos) e estamos em Aurangabad. Fizemos uma visita guiada de camionete até às Grutas Ellora, passando também pelo Forte Daulatabad, pelo templo Ghrishneshwar, pelo Mini Taj Mahal (Bibi Ka Maqbara) e pela mó de água e tanque Panchakki.
Fizemos amizade com dois indianos estudantes do segundo ano se engenharia química muito simpáticos e com um português que anda a viajar pelo mundo por tempo indeterminado mas com destino final Sidney. Também fiz amizade com três irmão de idades entre os 9 e os 13 anos.
O hotel onde estamos desta vez não é tão bom, mas tem ar condicionado e casa de banho, por isso pode-se considerar de luxo!
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Índia - Diário de viagem - 12 de Junho de 2009
Hoje estivemos na Elephanta Island. Fomos guiados por um guia local muito simpático (e maior de idade - private joke).
As mulheres, para além de lindas, são muito simpáticas. retribuem sempre aos sorrisos.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Índia - Diário de viagem - 11 de Junho de 2009
Chegamos a Mumbai! A viagem de táxi foi uma aventura! Aqui guia-se pela esquerda, e o nosso motorista fez questão de andar sempre na faixa mãos à direita. Não paramos em nenhum vermelho e vi alguns carros em sentido contrario, já para não falar no táxi que nunca pegava à primeira. Mas lá conseguimos chegar ao hotel sãos e salvos!
Depois de descansarmos, fomos passear. Já tivemos uma grande imersão cultural. Os edifícios são grandes e bonitos e há sempre imensa gente em todo o lado, a qualquer hora. As mulheres são lindíssimas e as crianças dão todas vontade de trazer para casa!
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Índia - Diário de viagem - 10 de Junho de 2009
A senhora que vai a meu lado no avião é tão gorda que teve que usar 2 cintos! Pertence a um casal turco. O marido é muito atencioso com ela. Pediram-me para lhes preencher o impresso sobre a gripe suína. Será que nenhum dos dois sabe escrever?! Mas preencher-lhes o impresso foi uma tarefa complicada, é que nenhum falava inglês...
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Visita guiada à Mata do Pontal
Um destes sábados fomos passear pela mata do Pontal (que fica metade em Faro e outra metade em Loulé). E até tivemos a companhia do candidato à presidência da câmara de Faro, Eng.º Macário Correia.
Para mais informações vejam o blog Defesa do Pontal ou o blog do Núcleo de Ambiente da Universidade do Algarve
Subscrever:
Mensagens (Atom)