terça-feira, 27 de outubro de 2009

Medicina

Medicina vem do latim ars medicina, que significa a arte da cura. É uma ciência que fita, portanto, curar pessoas.

O pai da medicina é Hipócrates e o seu legado deontológico é válido até hoje. Os médicos fazem um juramento e são obrigados a cuidar das pessoas de graça, mesmo se estiverem na rua. Têm é que dizer uma senha «Deixem passar, eu sou médico». A senha vem do latim «Permissum mihi obduco , ego sum a medicus.»

CURIOSIDADE: o termo Hipocrisia vem de Hipócrates porque ele, apesar de ter inventado o juramento, nem sempre o cumpria. Conta-se que, certa vez, ia Hipócrates a caminho de Corinto, viu um homem a cair duma carroça e fez que não viu para não ter que o ir ajudar.

Os médicos podem dividir-se em internistas e cirurgiões. Também se podem dividir em várias especialidades. As 5 melhores são Anestesiologia, Neurologia, Urologia, Reumatologia e Neurotrauma.

Se estava mesmo à espera dum comentário piadético sobre Ginecologia, clique aqui.

Fazer análises e tirar chapas também é medicina e não precisa ser feito por médicos ou enfermeiros. Há técnicos de saúde especializados em exames.

Medicina tradicional chinesa – funciona porque é ministrada há milhares de anos. Um argumento que acaba por validar a medicina ocidental da Idade Média, que foi praticada durante séculos e incluía sangrar doentes e/ou arrancar membros para os curar de coisas.

Medicina baseada na evidência – é uma medicina baseada em provas científicas e que pode ser reproduzida em vários indivíduos e/ou situações com resultados semelhantes. Ainda assim, mais vale pedir opiniões aos naturopatas porque transmitem paz e boas energias.

Medicina nos media
Medicina é o tema mais recorrente a seguir a polícias e a tribunais. Série como Serviço de Urgência, Mr. House ou O Menino Doutor são ou foram muito apreciadas por pais e filhos.

Retirado de: ENA - Enciclopédia Não Alinhada

Sem comentários:

Enviar um comentário